Além de livros infantojuvenis, Palmira Heine tem uma importante obra poética que é destaque por fugir do lugar comum e por tratar de temáticas que, dentre outras, constituem a escrita de autoria feminina. Assim, a autora tem 4 livros de poemas publicados, sendo estes de temáticas diversas e com diferentes fios condutores. Conheça abaixo:
A POESIA DA LÍNGUA
Trazendo elementos gramaticais da Língua Portuguesa, o livro contém poemas que subvertem e fazem pensar: o verbo transitivo, que, ao se encontrar com o objeto direto vive uma história de amor, a oração subordinada que quer se libertar das amarras de sua subordinação, a variação linguística como mote para revelar que a língua é viva. Assim, subvertendo a ordem natural dos elementos gramaticais como se tivessem vida, a obra inova e traz reflexões diversas.
POESILINA
A penicilina é um remédio para o corpo, a poesilina, proveniente do trocadilho com o nome da substancia anterior, é remédio para alma. Assim, são apresentados micro poemas de diferentes temáticas que funcionam como pílulas para a reflexão e pensamento sobre o mundo e sobre si. O livro é feito todo em formato de medicamento, desde a capa até o miolo, em que cada micro poema é uma pílula que constitui a poesilina, remédio para alma e para a vida.
Aprecie sem moderação
Ao persistirem os sintomas, mais poemas devem ser degustados.
NASÇA MULHER
Como parte da coleção Mulherio das Letras, a obra traz poemas que falam sobre a condição feminina e denunciam as amarguras de ser mulher na nossa sociedade. Temáticas como feminicídio, violência contra a mulher, culpa feminina, relacionamento abusivo, dentre outras costuram os poemas trazendo debates e reflexões importantes sobre a condição feminina.
POEMAS EM PEQUENAS DOSES
Pequenos poemas e grandes mensagens. A obra traz a poesia produzida nas situações do cotidiano, nos pequenos detalhes, nas singelas experiências. A poesia que povoa o dia-a-dia e que, muitas vezes, não conseguimos ver. São esses poemas que costuram a obra que representa um pouco dos momentos de todos nós.